Detalhes
Um verdadeiro ícone da Historia Automóvel Mundial.
Apresentamos o Mercedes Benz 190E 2.5-16 W201, 1 dos 5743 produzidos.
O estado do automóvel está claramente à vista, disponível para qualquer teste.
Veiculo Histórico devidamente certificado pelo Museu do Caramulo.
Para conhecer melhor este automóvel, deixa-mos um pouco da sua história:
INTRODUÇÃO DO MERCEDES 190 EM NOVEMBRO DE 1982
Emoção entre os especialistas automóveis em 29 de novembro de 1982: a terceira série de modelos da Mercedes-Benz – na forma do tão esperado compacto Mercedes-Benz 190/190 E – apareceu no cenário automotivo mundial.
Uma sensação, como se viria a revelar, porque em termos de design, suspensão, motor e materiais leves, este Mercedes diferia distintamente dos seus irmãos de marca.
No total, a Mercedes construiu 1.879.629 190, dos quais 1,4% modelos 16v.
AGOSTO DE 1983, RECORDE DE VELOCIDADE DE NARDO 190 E 2.3-16
A introdução da série 190 foi algo completamente novo para a Mercedes. Foi o primeiro carro ‘pequeno’ da marca e por isso foi chamado de baby Benz.
A introdução do modelo desportivo 16v trouxe a marca Mercedes para um mercado onde teve de se provar uma novata. Portanto, a Mercedes conseguiu um recorde com o objetivo de provar sua confiabilidade. Para ter sucesso neste recorde, a Mercedes fez testes extensivos durante o início de 1983.
Sul da Itália, 13 a 21 de agosto de 1983.
Na madrugada de 13 de agosto de 1983, sob apertada supervisão de 102 comissários desportivos da FIA, três Mercedes 190 E 2.3-16 iniciaram uma “viagem”de 50.000 km. – teste de velocidade, exigindo uma enorme resistência por parte dos carros, pilotos e equipe do departamento de testes.
De acordo com os regulamentos, os carros para os recordes foram apenas ligeiramente modificados em comparação com os futuros carros de produção.
A carroceria foi rebaixada em 15 milímetros, o avental dianteiro foi estendido para baixo em 20 milímetros, o ventilador foi removido e a direção hidráulica foi substituída por direção mecânica.
Os carros Nardo também apresentavam suspensão autonivelante no eixo dianteiro para manter a distância ao solo num nível constante. A caixa de velocidades tinha uma relação de 5ª mais longa para atingir 250 km/h a 6.000 rpm. A marcha-atrás era desnecessária e, portanto, removida, o que teria custado 0,4 km/h de velocidade máxima.
A pista recorde em Nardo tem precisamente 12,64026 quilómetros de comprimento, um diâmetro de cerca de quatro quilómetros e pistas ligeiramente inclinadas, permitindo assim uma condução quase sem forças laterais, mesmo na faixa de velocidade superior a 240 km/h. Pelos cálculos dos engenheiros, os carros deveriam atingir a meta de 50 mil quilómetros na manhã do oitavo dia, desde que não houvesse problemas.
Os pit stops foram realizados conforme programado e os 18 pilotos (seis por carro) estiveram à altura do esforço. Os tempos de volta deveriam ser de três minutos e cinco segundos para atingir a velocidade média desejada de 240 km/h, incluindo paragens nas boxes.
Devido ao baixo valor Cw dos carros de 0,30, esperava-se que eles atingissem velocidades máximas um pouco mais altas do que as versões de produção. A cada duas horas e meia, os carros chegavam para reabastecimento e troca de piloto durante um pit stop de 20 segundos. Os depósitos de combustível tinham capacidade de 160 litros em vez do deposito standard de 70 litros. O consumo de combustível durante a corrida recorde foi de pouco mais de 20 litros por 100 km. Os pneus traseiros muito desgastados tiveram de ser substituídos a cada 8.500 quilómetros e os pneus dianteiros a cada 17.000 quilómetros.
Durante esses intervalos de cinco minutos para troca de pneus, o óleo e os filtros de óleo também foram substituídos e a folga das válvulas foi verificada.
No total foram feitas 243 paragens.
A mecânica trocava a cada 14 horas e tinha que fazer pitstop a cada 50 minutos. Para proteger as lentes dos faróis contra sujeira e danos durante o dia, elas foram cobertas por tampas plásticas. A máscara do radiador foi equipada com uma tela contra insetos de troca rápida para evitar o entupimento do radiador.
Após 201 horas, 39 minutos e 43 segundos, dois dos carros percorreram 50.000 quilómetros com uma velocidade média de 247 km/h e o 190 2.3-16 alcançou três recordes mundiais e nove recordes internacionais de classe.
As peças de reposição transportadas a bordo em conformidade com os regulamentos não foram necessárias – os carros funcionaram perfeitamente, apesar do esforço extremo. O terceiro carro ficou parado por três horas devido a um braço do rotor do distribuidor quebrado – um item que custou apenas alguns centavos.
Para os entusiastas, um dos carros que participou da corrida recorde ainda pode ser visto no Museu da Mercedes, em Stuttgart (Alemanha).
12 de maio. Corrida de Nürburgring de 1984
Nürburgring, 12 de maio de 1984 foi um momento monumental para o 16V. A novíssima pista de Nurburgring, na Alemanha, acolheu a sua primeira corrida de F1 e um 190 E 2.3 16V venceu a corrida de apoio, o que foi ótimo para as relações públicas.
Bem, na verdade, todos os carros eram de 16V idênticos, pilotados por muitos ex-campeões mundiais, então um 16V estava destinado a vencer, mas quem está contando. Moss, Lauda, Prost e Hill foram derrotados por um jovem piloto chamado Ayrton Senna, como alguns de nós, fãs de F1, sabemos que se tornou tricampeão mundial.
SETEMBRO DE 1988 INTRODUÇÃO 190 E 2.5-16 (1988-1993)
Paris, setembro de 1988, a classe compacta 190 reformada foi exibida no Salão Automóvel de Paris. Seis meses após o 1.000.000º carro da série W201 ter sido produzido em Bremen.
O modelo facelift não apresentou muitas diferenças na carroceria e no interior, a maioria das melhorias ocorreu sob a carroçaria.
Algumas coisas que foram melhoradas no interior foram melhor espaço para os joelhos e cabeça na parte traseira e melhores bancos. Juntamente com o face-lift foi apresentado o novo 190 E 2.5-16, substituindo a versão 2.3-16 após quatro anos.
O motor de 2,5 litros, desenvolvido a partir de seu antecessor, aumentou o curso em 87,20 em vez de 80,25. Com a introdução deste motor não existiam mais motores ECE. O novo motor tinha 195 cv na versão com catalisador, um aumento de 25 cv em relação à versão com catalisador 2.3-16. O torque aumentou de 15 Nm para 235 Nm.
Havia também uma versão RÜF sem catalisador com 204 cv – um aumento de 27 cv – mas muito poucas delas foram vendidas.
O 2.5-16 foi produzido de 07.1988 a 06.1993. Os carros produzidos por ano:
1988: 959 – 1989: 2.645 – 1990: 1.270 – 1991: 566 – 1992: 197 – 1993: 106.
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Total: 5.743