A SAAB, Svenska Aeroplan Akteebolage , foi fundada no mês de abril de 1937, por 16 engenheiros aeronáuticos, com o intuito de reforçar a indústria aeronáutica sueca com aviões produzidos nacionalmente. Em 1946, com o fim da Segunda Guerra Mundial e a perspetiva de diminuição da procura de aviões de combate, a empresa tomou a lógica decisão de começar a produzir automóveis de passageiros, criando uma divisão Automovel no ano seguinte.
O conhecimento adquirido com a aviação deu a SAAB uma condição única.
Em junho, o protótipo do SAAB 92.001 foi apresentado oficialmente a imprensa. Tinha um motor bi-cilíndrico transversal de dois tempos, tração dianteira, uma carroceria extremamente rígida e segura e linhas aerodinâmicas em forma de asa. O modelo fazia transparecer a origem de aviação da SAAB devido ao seu coeficiente de aerodinâmica de apenas 0,32. Era o automóvel com melhor coeficiente de aerodinâmica da época, continuando a fazer inveja a muitos dos atuais carros desportivos.
Assim nasce a marca automóvel que viria a despertar as maiores paixões do mundo automóvel.
Munidos de uma qualidade de construção inigualável, e de um design singular, qualquer veículo da marca sueca é conhecido pelos seus “traços” característicos.
O automóvel que aqui apresentamos é desta história um exemplo, este 9-3 Sport Hatch, encontra-se num excelente estado de conservação, sendo uma versão Vector Sport, equipado com caixa automática, e repleto de equipamento, o que lhe confere provavelmente o “título” de único disponível para venda no mercado nacional.
Esta unidade, foi sempre assistido na Marca, até ao fim da sua era, tendo desde ai sido assistido nas oficinas oficiais que ainda hoje representam a marca, bem como encontra-se com todas as manutenções registadas no livro de revisões, e ainda acompanham o automóvel todos os seus manuais e chaves.