Para que não comprometa a segurança rodoviária nem gaste dinheiro em vão, na hora de comprar um automóvel usado deverá ter em atenção a seis elementos fundamentais. Se realizar um test drive num automóvel novo é importante, então num automóvel usado é crucial.
Se possível, peça sempre uma segunda opinião a um amigo e, preferencialmente, a um mecânico. (já conhece a Huubster – Avaliação de carros usados)
Direção
Quando estiver a realizar o test drive, verifique se o automóvel não foge para algum lado. Para efetivamente testar a direção, aproveite para largar durante uns segundos o volante durante uma reta. Caso o veículo altere a rota, então significa que o automóvel usado tem problemas na direção ou alinhamento das rodas.
Pneus
Antes de avançar para a compra do automóvel usado, verifique o estado dos pneus. Se estiverem em mau estado significa que, a curto ou médio prazo, vai gastar mais dinheiro em trocá-los. E, é um fator inquestionável para a sua segurança!
Ventilação
O automóvel usado pode não incluir ar condicionado, mas é fundamental que permite desembaciar o pára-brisas de forma eficaz e que cumpra os requisitos de um bom sistema de ventilação.
Travões
As duas formas eficientes para testar os travões é utilizando o travão de mão e o pedal. Se, quando colocar o pé ao travão, sentir algumas vibrações, então os discos podem estar empenados. Por outro lado, se a trajetória do automóvel se desviar, poderá haver um desequilíbrio no sistema de travagem. Não se esqueça igualmente de testar o automóvel usado numa subida para avaliar o funcionamento da embraiagem.
Iluminação
Para avaliar a condição da iluminação no automóvel usado deverá verificar os picas, individualmente e em conjunto. Por sua vez, também deverá verificar os mínimos, os médios e os máximos, bem como a intensidade da iluminação, quando tem o motor ao ralenti. Não se esqueça das luzes de nevoeiro!
Amortecedores
Se um automóvel tiver amortecedores em péssimo estado significa que os pneus não estão em contato com o pavimento, constantemente. Isto torna que, numa travagem, a distância de imobilização se alongue mais do que o normal. Para averiguar os amortecedores, verifique se obtém um saltitar excessivo, quando passar em lombas ou pavimentos empredrados. Além disso, em andamento, experimente fazer uma travagem e verifique se a sua trajetória se mantém linear. Se fugir, fique em alerta pertante o estado da suspensão.
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